adesão login

Governança
Corporativa

As boas práticas de Governança Corporativa
aplicadas pela Vexty agregam valor à Entidade
e contribuem para o profissionalismo de sua gestão.

A Vexty é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar,
sem fins lucrativos, fundada em 1995. Atua sob a forma jurídica de
sociedade civil, aprovada pelo Ministério da Previdência Social
(conforme Portaria no 1919 de 23/12/1994).

Governança Corporativa é o sistema de gestão
por meio do qual a Vexty é dirigida e monitorada,
abrangendo os relacionamentos entre a Entidade
(representada pelo Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal,
Diretoria-Executiva e Comitês de Apoio) e seus diversos públicos
(Empresas-Patrocinadoras, Participantes, Assistidos,
órgãos reguladores e fiscalizadores).

A Vexty adota princípios, regras e práticas adequados ao seu porte,
complexidade e riscos inerentes aos seus planos de benefícios administrados
de modo a assegurar o pleno cumprimento dos objetivos.

Toda estrutura da Vexty responsabiliza-se pela aplicação e promoção de
fundamentos de Governança Corporativa como Conduta Ética, Transparência,
Igualdade, Prestação de Contas, Equidade, Gestão de Riscos,
Compliance e a Responsabilidade Corporativa.

Estrutura de Governança

A estrutura de Governança da Vexty está resumida na imagem abaixo e todos esses órgãos dedicam-se a manter critérios, condições e composição exigidos pela Lei Complementar 109, de 2001, bem como pelas regulamentações do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Os principais documentos que balizam a estrutura de Governança da Vexty são seu Estatuto e o Regimento Interno.

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é o órgão de deliberação e orientação superior da Entidade, cabendo-lhe, principalmente, fixar os objetivos, diretrizes fundamentais e orientações gerais de organização, operação e administração.Composto por cinco membros titulares (dos quais três são indicados pelas Patrocinadoras e dois são eleitos por Participantes e Assistidos), o Conselho Deliberativo se reúne no mínimo quatro vezes ao ano, podendo haver reuniões extraordinárias sempre que convocadas por um de seus membros ou membros da Diretoria Executiva, sempre para promover o debate acerca dos temas que lhe são incumbidos e deliberar sobre as decisões mais importantes da Entidade.

Conheça os atuais membros do Conselho Deliberativo

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da Entidade, cabendo-lhe, principalmente, zelar por sua gestão econômico-financeira. Composto por três membros efetivos, sendo dois indicados pelas Patrocinadoras e um eleito pelos Participantes e Assistidos, o Conselho Fiscal se reúne, no mínimo, quatro vezes ao ano – podendo haver reuniões extraordinárias, sempre que necessário ou quando convocadas por um dos seus membros ou membros da Diretoria Executiva.

Conheça os atuais membros do Conselho Fiscal

Conformidade e Controles internos

A área de Conformidade e Controles Internos (CCI) está subordinada ao Conselho Fiscal da Vexty, apoiando na avaliação de Controles Internos (desde a revisão dos processos e identificação dos riscos até o apontamento dos déficits de controles, bem como sugerindo planos de ação para mitigá-los) e na implementação dos esforços de Conformidade da Vexty, acompanhando as obrigações legais da Entidade e verificação dos controles existentes.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva (DE) é o órgão de administração executiva da Entidade, responsável por cumprir e fazer cumprir as diretrizes fundamentais e normas legais e gerais definidas pelo Conselho Deliberativo, dentro dos objetivos por ele fixados. Os diretores executivos são escolhidos pelo Conselho Deliberativo e tem seu mandato sujeito à renovação a cada 3 anos.

Conheça os atuais membros da Diretoria Executiva

Comitê de Investimentos e Riscos

O Comitê de Investimentos e Riscos da Vexty (CIR) está ligado à Diretoria Executiva e é um órgão técnico que analisa e assessora o Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) no processo decisório da gestão dos ativos da Entidade, não tendo, porém, caráter deliberativo.

O Comitê de Investimentos e Riscos deve observar critérios de segurança, rentabilidade, riscos, solvência e liquidez dos investimentos, de acordo com a legislação vigente e com a Política de Investimentos dos Planos de Benefícios. A função de AETQ será desempenhada pelo Diretor-Presidente ou pelo Diretor de Investimentos. O principal documento que baliza a estrutura do CIR é o seu Regimento.

Comitê de Ética

Na Vexty o Comitê de Ética (CET) tem por objetivo apoiar o Responsável por Conformidade (R-Conformidade) e sua equipe nas questões que envolvem violações ao Código de Ética da Vexty.

Compete ao CET a avaliação e discussão dos resultados das investigações de denúncias, solicitando, caso necessário, avaliações suplementares.

As ações do CET deverão ter atuação com isenção e responsabilidade em suas recomendações e tratar todas as informações e documentos analisados com absoluto sigilo e confidencialidade, independentemente do assunto. O principal documento que baliza a estrutura do CET é o seu Regimento