Embora seja um segmento definido em Política de Investimentos, os objetivos da Vexty com o programa de empréstimos vão além da simples ideia de construção de uma carteira de empréstimos com meta de rentabilidade. Isso porque existem particularidades da operação que nos permitem potencializar os usos dos recursos em prol de todos os Participantes do plano, sejam eles os tomadores dos recursos emprestados ou aqueles que disponibilizam os recursos por meio das suas reservas. Essa criação de valor para o plano acontece, principalmente, pela busca de um equilíbrio benéfico no spread 1) cobrado nas operações, o que permite que os contratos sejam opções interessantes de investimentos tanto para os doadores dos recursos, no caso os Participantes dos Perfis de Investimentos e, ao mesmo tempo, sejam taxas de juros competitivas quando comparadas as opções que o Participante pode acessar no mercado bancário.
Como mencionado, características particulares das operações de Empréstimos ao Participantes, que podem ter prazo de até 48 meses, permitem que a estrutura da operação seja rentável e segura. A regulação do setor de EFPCs permite a alocação máxima de 15% de todo o patrimônio líquido do plano em operações com os participantes, em outras palavras, a Vexty poderia dedicar neste tipo de operação $1 Real de cada $15 que os Participantes possuem poupados no plano. Esses recursos constituem carteiras de empréstimos dos perfis que cederam os recursos para as operações, portanto, os juros oriundos destes contratos rentabilizam os perfis de onde esses recursos foram sacados.
Outro ponto muito importante na estrutura é que os Participantes tomadores dos empréstimos, entre outras condições que precisam ser observas no Regulamento do Programa de Empréstimo Consciente da Vexty, só podem contratar valores que representem no máximo 50% das suas reservas acumuladas no plano no momento de solicitação do empréstimo, sendo essa a margem de garantia a proteção e elemento chave que tornam as operações bastante seguras.
Uma vez entendidas essas características deste segmento, podemos falar sobre o modelo utilizado na precificação das taxas de juros ofertadas. Historicamente, as taxas oferecidas pela Vexty eram calculadas por meio de uma média das taxas oferecidas pelos bancos nas operações consignadas das Patrocinadoras do Plano. Neste texto não entraremos em digressões dos motivos e razões das altas taxas de juros no Brasil, mas todos sabemos que as taxas praticadas no mercado bancário brasileiro são bastante elevadas para padrões internacionais, mesmo nos casos dos empréstimos consignados, onde os riscos de default (ou seja, não pagamento) são bastante reduzidos em função dos descontos diretos das parcelas dos empréstimos em folha de pagamento dos integrantes.
Ao analisarmos o histórico das taxas de juros oferecidas pelos bancos nos empréstimos consignados junto aos Participantes entre 2013 e 2020, constatamos que as taxas médias praticadas em relação a curva prefixada de juros 2) estavam acima da rentabilidade média do portfólio de Renda Fixa de Crédito Privado, custo de oportunidade para o capital alocado nos Empréstimos aos Participantes.
Portanto, foi entre esses dois delimitadores, as taxas médias praticadas pelo mercado bancários nos empréstimos consignados e a melhor rentabilidade esperada das operações de crédito da classe de Renda Fixa, que o modelo atual da Vexty foi elaborado. Buscando ser uma ferramenta de auxílio aos Participantes em momentos de necessidade financeira, levando em conta as garantias da operação explicitadas anteriormente neste texto e, por fim, sendo uma boa oportunidade de rentabilidade para os Perfis de Investimentos, as operações de Empréstimos aos Participantes passaram a seguir esse modelo precificação ao longo do 1º semestre de 2020, com revisões mensais das taxas de juros praticadas para Empréstimos aos Participantes.
Esperamos que o texto possa ter lhe ajudado no entendimento das características que envolvem este programa tão importante para a comunidade Vexty. Caso haja alguma dúvida a respeito dos temas abordados no texto, ficaremos felizes em auxiliá-lo, para isto basta que entre em contato por um dos nossos canais de atendimento.
Notas:
1) Spread é um termo da língua inglesa utilizado na literatura de finanças para determinar a diferença entre o custo de captação e a taxa final concedida em uma operação de crédito.
2) Estrutura a termo da taxa de juros representam as taxas de juros médias realizadas no mercado financeiro brasileiro para operação prefixadas de empréstimos fonte: https://www.anbima.com.br/pt_br/informar/curvas-de-juros-fechamento.htm
Você recebeu seu comprovante de rendimentos por e-mail. Caso não tenha recebido, entre em contato com nossa equipe de atendimento.
Você receberá um e-mail da sua empresa patrocinadora.
Este website utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Ao seguir navegando
neste website entendemos que você está de acordo em relação aos cookies usados. Para mais informações,
consulte nossa Política de Privacidade.