adesão login
Edição 03
Julho/2021

O que você precisa saber sobre Perfis de Investimento

No Plano Vexty é você quem escolhe como o seu patrimônio será investido com base em seus objetivos de vida e carreira.

Pensando em oferecer alternativas de investimento customizadas ao nosso Participante, seja ele Ativo, BPD ou Assistido, a Vexty disponibiliza dez Perfis de Investimento, cujos recursos, sob nossa tutela, possuem acesso a gestores especialistas e produtos de investimento, em grande parte das vezes, não disponíveis para investidores “pessoa física”.

O modelo de Perfis de Investimento com Data-Alvo (Target Date Fund) adotado pela Vexty, permite a autonomia necessária para você planejar melhor o seu futuro, compartilhando ainda os benefícios do ganho de escala na gestão com outros Participantes no mesmo perfil.

A Vexty indica qual o Perfil seria o mais adequado a cada Participante, mas a escolha entre um dos dez Perfis de Investimentos é do Participante e deve ser feita com responsabilidade, pois influenciará diretamente na formação do patrimônio dedicado, por exemplo, ao seu pós-carreira. A opção deve estar adequada ao seu horizonte de investimento.

Mas o que são Perfis de Investimento? E Classes de Ativos?

Perfis de Investimento são carteiras de investimentos estruturadas com diversas combinações entre as Classes de Ativos. Seu principal objetivo é possibilitar retornos convergentes aos objetivos dos perfis, no horizonte de tempo adequado para cada um deles.

Classes de Ativos são categorias de investimentos, definidas na Política de Investimentos da Vexty, com características similares, facilitando a organização, a gestão, o controle e a avaliação dos resultados.

Em nossa Newsletter Fique por Dentro de maio/21, falamos sobre a Classe de Ativos Renda Fixa Curto Prazo. Já em junho/21, foi a vez da Classe Renda Variável. Neste mês, estamos apresentando a Classe Inflação. Há ainda outras cinco Classes de Ativos (Renda Fixa Global com Hedge, Multimercado, Global, Ilíquidos Growth e Ilíquidos Yield), que serão apresentadas com mais detalhes nas próximas Newsletters.

Os Perfis de Investimento

Os perfis são compostos por duas ou mais Classes de Ativos. A distribuição entre elas foi definida tendo em vista a data-alvo prevista para o começo do pós-carreira do Participante, quando se espera o início da fase de uso dos recursos acumulados no Plano Vexty.

Todo Participante pode escolher entre o Perfil Curto Prazo e os nove Perfis com Data-Alvo (2025, 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060 e 2065). Os Perfis com Data-Alvo sugerem, em seu nome, o ano mais próximo ao início do seu pós-carreira. Por exemplo, o Perfil 2050, pressupõe que o início do pós-carreira do Participante neste Perfil ocorrerá entre 2046 e 2050. Abaixo falaremos um pouco mais sobre a escolha do Perfil.

  • Perfil Curto Prazo

A carteira de investimentos do Perfil Curto Prazo é composta por uma combinação de ativos com objetivo de preservar o patrimônio e proporcionar baixa volatilidade no investimento, conforme estabelecido na Política de Investimentos do Plano.

As aplicações no Perfil Curto Prazo buscam oferecer uma rentabilidade próxima a 100% do CDI, já descontados os custos de investimentos e previdenciários do Plano Vexty, especialmente a Taxa de Custeio Administrativo.

Este perfil é atualmente composto por três das oito Classes de Ativos: Renda Fixa Curto Prazo, Renda Fixa Global com Hedge e Ilíquidos – Yield.

  • Perfis com Data-Alvo

Esses perfis foram criados para se adequarem às diferentes expectativas para o pós-carreira dos Participantes, por meio do investimento em combinações pré-definidas e distintas das Classes de Ativos.

As aplicações nos Perfis com Data-Alvo oferecem maior expectativa de retorno quando comparadas ao Perfil Curto Prazo, mas apresentam níveis maiores de volatilidade ao longo do tempo de existência do perfil. O nível de volatilidade é gradualmente diminuído ano a ano até a extinção do Perfil com Data-Alvo, quando os recursos do referido perfil passam a compor o Perfil Curto Prazo.

A alocação dos investimentos dos perfis ao longo dos anos

A composição do seu Perfil de Investimento muda anualmente e de forma programada. À medida que a data-alvo do perfil se aproxima, a parcela do patrimônio alocada em classes menos voláteis (ou seja, com expectativa de retorno menor) vai aumentando automaticamente, ano após ano, enquanto as que possuem mais volatilidade vão diminuindo, de forma a convergir finalmente para o Perfil Curto Prazo, conforme comentado no item anterior.

O objetivo é dar mais previsibilidade ao final de seu período de acumulação e ao pós-carreira, reduzindo o nível de exposição a investimentos com maior volatilidade. Assim, evita-se a necessidade de troca de perfil de tempos em tempos. Ou seja, após adotar o perfil adequado para o seu pós-carreira, pode deixar que a Vexty ajustará ano após ano, a composição da sua carteira.

O gráfico abaixo, denominado Glidepath, contempla os percentuais-alvo de alocação observados pelos perfis em cada Classe de Ativos, demonstrando a natureza progressiva e gradual do rebalanceamento das alocações à medida que se aproxima a data-alvo.

Por exemplo, o Participante que estiver este ano (2021) no Perfil 2050 (ou seja, a 29 anos para início do seu pós-carreira pelo nosso modelo), tem 12% do seu patrimônio gerido pela Vexty alocado em Renda Fixa Curto Prazo, 45% em Renda Variável, 20% em Inflação, 14% em Multimercado e 9% em Global.

Já o Participante do Perfil 2025, com apenas quatro anos para início do seu pós-carreira pelo nosso modelo, tem 70% alocado em Renda Fixa Curto Prazo, 3% em Renda Fixa Global com Hedge, 10% em Renda Variável, 6% em Inflação, 6% em Multimercado e 5% em Global.

Ou seja, como o Participante do Perfil 2025 estaria mais próximo do pós-carreira em relação ao Participante do Perfil 2050, há uma maior concentração dos investimentos em ativos menos voláteis, como os de Renda Fixa, frente aos ativos mais voláteis, especialmente Renda Variável.

A tabela não abrange as Classes de Ativos Ilíquidos (Yield e Growth), dada a iliquidez e imprevisibilidade da alocação nos referidos ativos investidos. Como regra geral, as classes Ilíquidos têm representado, em média, até 3% da composição do portfólio, sendo que a classe Ilíquidos Growth só está presente do Perfis 2035 em diante.

O modelo de gestão de ativos e passivos

As alocações dos Perfis com Data-Alvo nas Classes de Ativos, são baseadas no Modelo de Gestão de Ativos e Passivos, conhecido pelo termo em inglês ALM (que significa Asset Liability Management)* e foram definidas para proporcionar condições para as seguintes ambições:

• Oferecer uma renda mensal de valor próximo à 70% do valor do último salário recebido; e

• Oferecer essa renda pelo período de 20 anos.

Para que essas ambições sejam viáveis, considera-se que o Participante:

• Contribua ininterruptamente por 35 anos;

• Com 12% do salário mensal, recebendo, sobre esse valor, 50% a título de contrapartida;

• Mantenha seu patrimônio investido no perfil mais adequado ao seu pós-carreira durante todo esse período; e

• Receba 20% de contrapartida extra (Contrapartida Anual) por ano da empresa-patrocinadora ao longo de todo o período de contribuição.

Todos os esforços da Vexty estão voltados para otimizar os rendimentos, respeitando a alocação alvo de cada um dos perfis e buscando sempre a melhor relação risco vs retorno possível, considerando as condições de mercado.

Importante destacar que não existe garantia ou compromisso assumido perante o Participante relativo à essas ambições. O montante ou a duração do benefício serão construídos em decorrência da acumulação de capital na sua conta individual (Plano de Contribuição Definida), composta por suas próprias contribuições, contrapartidas das empresas-patrocinadoras e pela rentabilidade dos investimentos. Para mais informações sobre o Plano Vexty, consulte o Regulamento do Plano em nosso website.

As expectativas de retorno dos investimentos são baseadas em hipóteses estatísticas e fatores incertos que podem ocorrer, afetando o resultado esperado.

Rentabilidade histórica não é garantia de rendimento futuro.

* Por meio do ALM, a Vexty define a diversificação da carteira de investimentos, a fim de obter um portfólio ótimo, ou seja, aquele que maximiza o patrimônio investido em qualquer instante do tempo, considerando, as hipóteses utilizadas previamente. O objetivo do ALM é encontrar a combinação de ativos financeiros mais compatíveis com as futuras ambições dos Perfis de Investimento. Esse tipo de estudo é liderado pela Diretoria de Investimentos da Vexty e também conta com apoio do Comitê de Investimentos e Riscos e de consultoria especializada. No caso da Vexty, esse apoio veio da empresa Aditus, empresa credenciada junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e especializada no mercado de capitais brasileiro, com foco em análise de investimentos e de risco.


Como escolher um Perfil de Investimento?

Conforme já destacamos, o modelo de Perfis de Investimento da Vexty foi planejado pensando no médio e longo prazo, principalmente na fase de pós-carreira.

Como o retorno dos investimentos é uma parte muito importante na acumulação do patrimônio, a escolha do Perfil de Investimento é crucial para isso.

De acordo com o modelo de Perfis de Investimento adotado pela Vexty, o Perfil com Data-Alvo mais adequado ao Participante é aquele cuja data-alvo corresponda ao ano em que ele complete 65 anos de idade, pois espera-se que nesta idade o Participante inicie o uso do patrimônio construído com a finalidade previdenciária e será o momento no qual as ambições definidas para o participante do Plano terão sido atingidas (caso as premissas utilizadas no ALM descritas anteriormente sejam cumpridas).

Caso o ano de início do seu pós-carreira não seja exatamente igual às opções de Perfil com Data-Alvo disponíveis, faça sempre o arredondamento para cima, conforme exemplos abaixo.

Exemplos:

 Ano de Nascimento + 65 anosPerfil mais adequado de acordo com o modelo de Target Date Fund
Exemplo 11960 + 65 anos = 2025Perfil 2025
Exemplo 21971 + 65 anos = 2036Perfil 2040
Exemplo 31992 + 65 anos = 2057Perfil 2060

Para os Participantes que nasceram até 1955, o Perfil mais adequado é o Perfil Curto Prazo. Por sua vez, para os Participantes que nasceram de 2001 em diante, o Perfil com Data-Alvo mais adequado passa a ser o Perfil 2065, que é o Perfil disponível no momento mais próximo do esperado início do pós-carreira deste Participante jovem.

Importante ressaltar que o Participante pode escolher livremente qualquer um dos Perfis de Investimento oferecidos pela Vexty, com base em seus objetivos, independentemente daquele que recomendamos como o mais adequado à sua expectativa de início do pós-carreira considerado a metodologia de Perfis com Data-Alvo adotada pela Vexty. A escolha ou alteração de perfis é permitida uma vez ao ano e ocorre no período de 1º a 30 de novembro.

No entanto, caso você já esteja no Perfil de Investimento recomendado pela Vexty, somente será interessante revisá-lo se seus objetivos de investimentos e planos de pós-carreira forem alterados.

Importante: Investimentos mais expostos a oscilações (volatilidade) tendem a apresentar maiores retornos no longo prazo.

Para outras informações, consulte o Regulamento dos Perfis de Investimento em nosso website.


Informações úteis

  • Onde posso realizar a minha opção pelo Perfil de Investimento?

Para escolher ou alterar o Perfil de Investimento, acesse a Área Restrita do portal Vexty durante o período previamente informado pela Vexty e registre sua opção no Menu de Serviços > Sobre Perfis de Investimento.

  • Quem pode escolher ou alterar um Perfil de Investimento?

Participantes e Assistidos do Plano Vexty. Os Participantes que não fizeram sua primeira contribuição ao Plano até o mês de agosto, terão de aguardar nova oportunidade.

  • Quando se pode escolher ou alterar o Perfil de Investimento?

Neste ano, o período para escolha do perfil será de 1º a 30 de novembro.

  • O que ocorre caso o Participante ou Assistido não solicite alteração de seu Perfil nas janelas de mudança?

Não havendo solicitação de migração, o perfil do Participante ou Assistido permanecerá inalterado.

  • É possível investir em mais de um Perfil de Investimento?

Não. Todas as contas individuais de cada Participante devem estar associadas a um único perfil.

  • Onde é possível encontrar a composição do meu Perfil de Investimento?

No website da Vexty (i) em Investimentos > Composição dos Perfis de Investimento ou (ii) em Investimentos > Lâmina dos Perfis de Investimento.

  • Mas por que só há uma “janela” de alteração de Perfil por ano?

Essa é uma questão muito relevante e pode ser respondida sob dois ângulos:

  1. Do ponto de vista do Participante, estar no perfil adequado irá te levar a ter uma diversificação dos seus investimentos no Plano Vexty com a alocação mais adequada possível ao seu horizonte de pós-carreira ou aos seus objetivos com a previdência. O resultado dessa alocação estratégica, desenhada especialmente para você, é o que vai ser o fator mais relevante para a sua poupança de longo prazo. Tentar observar o comportamento da economia e do mercado financeiro para fazer a escolha do perfil e eventualmente migrar de um para o outro, ignorando a variável “volatilidade”, poderá impedir que você acumule o patrimônio suficiente para seu pós-carreira ou objetivos de investimento. Caso você já esteja no Perfil de Investimento recomendado pela Vexty, somente será interessante revisá-lo se seus objetivos de investimentos e planos de pós-carreira forem alterados; e
  2. Na ótica da gestão dos recursos pela Vexty, caso houvesse a possibilidade de os quase 22 mil Participantes migrarem de perfil a qualquer tempo ou após transcorridos períodos mais curtos, haveria um aumento da complexidade e do risco operacional, bem como de eventuais perdas de curto prazo. Isso em razão da necessidade de um prévio planejamento e da realocação dos investimentos entre as carteiras e os perfis de cada Participante que solicitou a alteração. Como cada Perfil possui uma alocação diferente entre as Classes de Ativos, a migração de um Participante para outro perfil, levará a necessidade de vender uma parte dos ativos investidos no perfil atual (por exemplo Ilíquidos ou Renda Variável) para que seja possível gerar recursos suficientes para adquirir outros ativos (Renda Fixa, por exemplo), já no perfil de destino. Ocorre que muitas vezes os ativos que precisam ser vendidos, não possuem liquidez imediata e/ou estão em um momento de volatilidade no mercado. Por isso que janelas de migração definidas e de periodicidade mais longas são comumente adotadas pelas entidades, pois permitem um tempo adequado de planejamento, reduzindo bastante o risco de perdas.
  • O que significa volatilidade?

É uma medida de oscilação do preço de um ativo em determinado período. A volatilidade, é uma das principais características do mercado de investimentos e pode ser causada por uma inúmera quantidade de fatores. Por isso, o modelo de Perfis com Data-Alvo da Vexty recomendado  para o Participante, com base na data prevista para o início do pós-carreira, contempla menor volatilidade nos perfis mais curtos, uma vez que haverá necessidade de venda de ativos para utilização como renda, e maior volatilidade nos perfis mais longos, uma vez que a volatilidade de curto prazo poderá ser compensada com um maior retorno no longo prazo, quando, então, haverá necessidade de venda de ativos para utilização como renda.

  • É possível escolher o Perfil de Investimento no momento da adesão ao Plano?

Não, apenas no período informado para escolha de perfil. Os novos Participantes são alocados no perfil mais adequado às suas idades, conforme o modelo de Perfis de Investimento da Vexty.

Perfil Adequado = ano de nascimento + 65.

  • Como se pode confirmar a escolha ou alteração do Perfil de Investimento?

O perfil escolhido pode ser confirmado por meio do protocolo, obtido imediatamente ao final da alteração do perfil.

A partir do primeiro dia do ano subsequente ao ano do exercício de opção de migração previsto no Regulamento dos Perfis de Investimento, a rentabilidade das contas do Participante será determinada pela rentabilidade do perfil escolhido.

Será possível visualizar a alocação no perfil escolhido em fevereiro de cada ano, com a divulgação da cota do mês de janeiro.

  • Por que a Vexty adota a metodologia de Perfis de Investimento com Data-Alvo?

Previdência é um investimento que tem que ser administrado pensando em prazo, e o modelo adotado pela Vexty é voltado exatamente para isso. Sabemos que os mais de 22 mil Participantes da Vexty não possuem datas para início do pós-carreira iguais. Pensando nos Participantes, evoluímos nosso modelo de Perfis de Investimentos. Em 2014 lançamos quatro perfis (Curto Prazo, 2020, 2025 e 2030) e em 2019 outros sete perfis (de 2035 a 2065). Com isso, os Participantes que almejam o início do pós-carreira até 2065 possuem perfis específicos. Baseando-se sempre no horizonte de investimento, reduzindo suave e anualmente a exposição à volatilidade. Este é um modelo bastante sólido e usual na América do Norte e na Europa, ainda pouco difundido entre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar aqui no Brasil.

  • O que acontece quando se atinge o final do ano previsto na data-alvo?

Ao final do ano previsto na data-alvo, o perfil deixa de existir e os Participantes deste perfil, que não optarem por migrar na janela imediatamente anterior, serão alocados no Perfil Curto Prazo. Foi o que ocorreu com os Participantes do Perfil 2020 que foi extinto ao final de 2020.

  • Mas o que pode ocorrer se eu optar por um Perfil com Data-Alvo que não condiz com a expectativa de início do meu pós-carreira?

Pela metodologia do Perfil com Data-Alvo, um Perfil demasiadamente mais distante do que a expectativa de início de pós-carreira, traz risco para o participante, uma vez que podem ocorrer quedas relevantes de mercado (devido à maior volatilidade) sem que exista tempo suficiente de serem revertidas, dado que a poupança previdenciária estaria próxima de ser utilizada. Por outro lado, um Perfil com Data-Alvo muito inferior à expectativa de início de pós-carreira, traz o risco de não se atingir uma rentabilidade satisfatória durante o período de acumulação; isto pode ocasionar em uma poupança previdenciária insuficiente para os benefícios esperados pelo Participante no seu pós-carreira.

  • A Vexty indica qual o Perfil de Investimento mais adequado à minha expectativa de entrada no pós-carreira?

Sim, de acordo com o modelo de Perfis de Investimento da Vexty, o Perfil com Data-Alvo mais adequado ao Participante é aquele cujo nome (Perfil 2050, por exemplo) mais se aproxima do ano em que se pretende iniciar o pós-carreira, por meio da fórmula (Perfil Adequado = ano de nascimento + 65).

  • Caso o Participante já tenha completado 65 anos de idade, qual o Perfil recomendado?

Neste caso o Perfil recomendado pela metodologia adotada pela Vexty é o Perfil Curto Prazo. No entanto, caso tenha alguma dúvida, não hesite em nos contatar por meio de um dos canais de atendimento.

  • Como é possível acompanhar a evolução (rentabilidade) dos Perfis de Investimento?

No App da Vexty ou por meio do website da Vexty (i) em Investimentos > Principais Indicadores ou (ii) em Investimentos > Lâmina dos Perfis de Investimento. Adicionalmente, a cada fechamento de trimestre, a Vexty divulga um informe com o desempenho dos perfis no período.

  • Onde é possível consultar maiores informações sobre a gestão dos investimentos da Vexty? E sobre os Perfis de Investimento?

No website da Vexty você encontrará a Política de Investimentos, com os princípios e diretrizes seguidos na gestão dos investimentos e o Regulamento dos Perfis de Investimento, que disciplina a constituição dos perfis, suas regras e critérios de funcionamento e estabelece os aspectos gerais de sua gestão.

  • É possível utilizar o patrimônio antes da data-alvo escolhida para o Perfil de Investimento?

Sim. A utilização do patrimônio pode ser feita a qualquer momento após a quebra do vínculo empregatício, independentemente da escolha da data-alvo do Perfil.

  • No momento do início da concessão de benefícios, o que ocorre com o Saldo de Conta do Participante?

Neste caso, o saldo será mantido no Perfil vigente associado às suas contas individuais. No entanto, ressaltamos, que para os Assistidos, que comumente já se encontram em processo de utilização de sua reserva por meio de Renda Mensal, o Perfil mais adequado é o Curto Prazo.

  • Na concessão do resgate parcelado, e na ocorrência de créditos residuais, o que ocorre com o Saldo de Conta do ex-Participante?

O saldo será automaticamente transferido para o Perfil Curto Prazo. A baixa volatilidade deste Perfil mitiga o risco de realização de perdas irreversíveis causadas por momentos de turbulência nos mercados financeiros.

  • Os investimentos nos Perfis de Investimento contam com algum tipo de garantia?

Os investimentos não contam com garantia da Vexty, de seus dirigentes, de qualquer mecanismo de seguro ou mesmo do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Entretanto, todos os investimentos são feitos após análises e discussões em Comitês de Investimento e Risco (CIRs) e seguem a governança dos diversos fundos responsáveis pela gestão dos recursos. Além disso, os gestores, os administradores e a Vexty, são fiscalizados por entidades reguladoras e seguem as suas respectivas legislações.

  • O que são as Classes de Ativos em que a Vexty investe e quais são?

Classes de Ativos são categorias de investimentos definidas na Política de Investimentos da Vexty, nas quais o patrimônio do Plano aplica em ativos com características parecidas, facilitando a organização, a gestão, o controle e a avaliação dos resultados. São oito classes, conforme breve descritivo abaixo:

Renda Fixa Curto Prazo: essa classe busca rentabilidade superior ao CDI. É composta, na sua maioria, por títulos do tesouro nacional, pós-fixados, atrelados à Taxa Selic (Tesouro Selic). Possui também uma pequena parcela em Crédito Privado de baixo risco.

Renda Fixa Global com Hedge: essa classe busca rentabilidade superior ao CDI. É composta principalmente por títulos de renda fixa emitidos por instituições privadas, financeiras ou não, sediadas no Exterior (com utilização de hedge para proteger a carteira contra flutuações de outras moedas além do Real e a outras taxas de juros diferentes do CDI ou Selic).

Inflação: essa classe busca rentabilidade superior ao IMA-B 5+ (que é índice medido pela Anbima que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA com prazo de vencimento superior a 5 anos). Investe prioritariamente em títulos que buscam rentabilidade de juros reais, ou seja, protegidos da variação da inflação (especialmente IPCA).

Multimercado: essa classe busca uma rentabilidade superior ao CDI, com investimentos de baixa correlação entre si. São utilizadas diversas sub estratégias para compor a carteira e os fundos de investimento, que possuem gestão dinâmica com exposição a diversos tipos de ativos (moeda, juros, renda variável, etc.).

Renda Variável: essa classe busca uma rentabilidade superior ao índice Ibovespa. Ela é composta exclusivamente por ações de empresas de capital aberto e listadas na bolsa de valores brasileira (no caso a B3) e fundo de índice que replica o Ibovespa.

Global: essa classe busca uma rentabilidade superior à variação do Dólar frente ao Real. Investe em um conjunto amplo e global de índices de mercados de ações, crédito privado e hedge funds, no mercado internacional.

Ilíquidos – Yield: essa classe busca rentabilidade superior ao IMA-B (índice apurado pela Anbima que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA, independentemente do prazo de vencimento). Investe especialmente em ativos com características de iliquidez, baixa correlação com os demais ativos investidos do Plano, como, por exemplo, Fundos de Investimento em Participações (“FIPs”) de crédito, florestais (sem ativo imobiliário) e/ou infraestrutura (brownfield), e FIDCs.

Ilíquidos – Growth: essa classe busca rentabilidade superior ao IMA-B (índice apurado pela Anbima já descrito acima). Investe especialmente em ativos com características de iliquidez, baixa correlação com os demais ativos investidos do Plano, como, por exemplo, FIPs de Private Equity, Venture Capital, florestais (com ativo imobiliário) e/ou infraestrutura (greenfield).