adesão login

Multimercado | Boa opção de diversificação dos investimentos adotada pela Vexty

Fundos de ações ou de renda fixa, como suas próprias denominações indicam, investem especificamente em determinados ativos e mercados. Por sua vez, os fundos Multimercados ou “fundos de retorno absoluto”, como muitas vezes são chamados no mercado, possuem alocações em diversos mercados, quase sempre sem a definição de concentração em nenhum deles, sendo mais flexíveis então, quando caracterizados como “fundos dinâmicos” ou com algum grau de diversificação pré-definida, nos casos de “fundos balanceados”. As carteiras dessa categoria possibilitam alternativas interessantes de investimentos e colaboram com a estratégia de diversificação do portfólio, principalmente por terem pouca correlação com outros tipos de fundos. Para relembrar o conceito de “correlação”, acesse a matéria “Investindo no Exterior | Classes de Ativos Global e Renda Fixa Global com Hedge”.

Esses fundos podem investir em diferentes mercados (renda fixa, moedas, ações, entre outros, aqui no Brasil ou no exterior), além de usar derivativos para alavancagem (técnica que se assemelha a um endividamento, com o objetivo de maximizar a rentabilidade) ou para proteção da carteira, caso o gestor julgue necessário. Os gestores desses fundos multimercados acabam tendo mais autonomia para buscar retornos maiores mediante alterações táticas nas alocações, incorrendo, no entanto, em níveis maiores de risco. A Política de Investimentos da Vexty para 2025 tem como objetivo de retorno nos investimentos dedicados a essa categoria um prêmio de risco de 2% ao ano sobre a taxa CDI.

Graças à flexibilidade permitida aos multimercados, que podem realizar aplicações tanto de renda fixa quanto de renda variável, há uma variedade interessante de padrões de rentabilidade nesses veículos de investimentos. Em um mesmo ano, é possível que alguns fundos apresentem um retorno duas ou três vezes superior ao de outros da mesma categoria. A previsibilidade do rendimento, portanto, é bem menor do que em outros tipos de carteiras. Por esse motivo, a Vexty, além de buscar a diversificação do portfólio em termos de Classes de Ativos, também busca a diversificação de gestores, subestratégias e perfis de risco dos investimentos realizados nessa categoria, sempre balanceando objetivos de retorno com o nível de risco almejado para a construção de cada carteira.

Outra característica interessante dessa Classe é a baixa correlação dos fundos da categoria com outras Classes de Ativos. Esse atributo da Classe permite uma melhora do perfil de risco do portfólio para um mesmo nível de retorno esperado.

Atualmente, o portfólio da Vexty é composto por diferentes gestores profissionais, contratados para a gestão dos ativos nessa Classe.

A lista de todos os fundos investidos pela Vexty, nessa ou em outras Classes de Ativos, está disponível na Lâmina dos Perfis de Investimento, no site.

Autonomia e segurança para a valorização do seu patrimônio. Vexty. Com certeza.