O modelo de Perfis de Investimento com Data-alvo (Target Date Funds) adotado pela Vexty tem se mostrado resiliente e consistente com seu objetivo: preservar o patrimônio no Perfil Curto Prazo e permitir expectativa de maior rentabilidade no longo prazo nos Perfis com Data-alvo, respeitando os limites de riscos de cada Classe de Ativo, porém podendo apresentar maiores oscilações (volatilidade).
No gráfico abaixo trazemos os desempenhos dos Perfis Curto Prazo, 2025 e 2030 desde maio de 2014, quando esses Perfis foram criados. Os Perfis 2035 em diante, foram estabelecidos apenas mais recentemente, em janeiro de 2020.
No Data Found
O Perfil Curto Prazo apresentou performance bem acima do IPCA e em linha com o CDI acumulado no período. Os outros dois Perfis apresentaram rentabilidade acima do CDI, respondendo bem às posições nas demais Classes de Ativos, especialmente Renda Variável e à nossa estratégia de gestão ativa em cada classe, com foco em superar seus respectivos indicadores de referência. Destaque para o Perfil 2030 superando bem o Ibovespa no período.
No Data Found
Já quando observamos o comportamento dos Perfis desde janeiro de 2020 (quando foram implementados do Perfil 2035 em diante) e o desempenho de alguns indicadores de mercado, destacamos o resultado negativo do Ibovespa, refletido o cenário desafiador para o mercado de investimentos em Renda Variável Local. Esse fator afetou o desempenho dos Perfis com maior exposição a esta classe de ativos.
Por outro lado, os Perfis mais curtos, que possuem carteiras de investimentos com menor exposição à renda variável, conseguiram performar melhor no período, com destaque para os Perfis Curto Prazo e 2025 que superaram o próprio CDI.
Interessante observar que nesse período de 2 anos, a variação registrada do IPCA foi muito acima das expectativas do mercado e da meta estabelecida pelo Banco Central. Ficou, inclusive, acima do CDI no mesmo período, fazendo com que os juros reais no Brasil ficassem em campo negativo – trata-se de uma situação atípica, que geralmente ocorre em casos graves de deflação, o que não foi o caso do Brasil no ano passado. O aumento do IPCA foi tão relevante, que este indicador ficou acima do rendimento de todas as classes de investimentos locais no período. Falamos sobre o ranking dos melhores investimentos nos últimos 12 anos na Edição 09 de Janeiro/2022 do Fique por dentro. Clique aqui para conferir.
Importante destacar que rentabilidade histórica não é garantia de rendimento futuro! Não existe garantia ou compromisso assumido perante o Participante relativo à manutenção dessas performances, muito embora todos os esforços da Vexty estejam voltados para otimizar os rendimentos, respeitando a alocação alvo de cada um dos Perfis e buscando sempre a melhor relação risco-retorno possível, considerando as condições de mercado.
Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre o nosso modelo de Perfis de Investimento e as principais características das Classes de Ativos estruturadas aqui na Vexty, recomendamos a leitura de uma série de matérias aprofundadas, disponíveis na editoria exclusiva “Pra você ser agente dos seus investimentos: de olho na campanha de perfis”, de nossa Newsletter.
Aproveitamos para lembrá-los da Lâmina dos Perfis de Investimento, disponível no Website da Vexty. Esse instrumento permite avaliar o desempenho do seu Perfil de Investimento em diversos períodos.
Acompanhem os resultados dos Perfis de Investimento e, caso tenham dúvidas, estamos à disposição por meio dos nossos canais de atendimento.