Como mencionado em nossa matéria de destaque dessa edição, a Campanha de Alteração de Perfis de Investimento da Vexty está aberta desde 1º de outubro e ficará disponível até 4 de novembro.
E sabemos que é possível que surjam dúvidas neste momento. Por isso, já trazemos aqui as respostas para algumas que podem aparecer.
Para escolher ou alterar o Perfil de Investimento, acesse a Área Restrita do portal Vexty durante o período previamente informado pela Vexty e registre sua opção no Menu de Serviços > Sobre Perfis de Investimento.
Participantes e Assistidos do Plano Vexty. Os Participantes que não fizeram sua primeira contribuição ao Plano até o mês de agosto terão de aguardar nova oportunidade.
Neste ano, o período para escolha do perfil será de 1º de outubro a 4 de novembro.
Não havendo solicitação de migração, o perfil do Participante ou Assistido permanecerá inalterado.
Não. A conta individual de cada Participante deve estar associada a um único perfil.
No website da Vexty (i) em Investimentos > Composição dos Perfis de Investimento ou (ii) em Investimentos > Lâmina dos Perfis de Investimento.
Não, apenas no período informado para escolha de perfil. Os novos Participantes são alocados no perfil mais adequado às suas idades, conforme o modelo de Perfis de Investimento da Vexty.
Perfil Adequado = ano de nascimento + 65.
O perfil escolhido pode ser confirmado por meio do protocolo, obtido imediatamente ao final da alteração do perfil.
A partir do primeiro dia do ano subsequente ao ano do exercício de opção de migração previsto no Regulamento dos Perfis de Investimento, a rentabilidade das contas do Participante será determinada pela rentabilidade do perfil escolhido.
Será possível visualizar a alocação no perfil escolhido em fevereiro de cada ano, com a divulgação da cota do mês de janeiro.
Previdência é um investimento que tem que ser administrado pensando em prazo, e o modelo adotado pela Vexty é voltado exatamente para isso. Sabemos que os mais de 20 mil Participantes da Vexty não possuem horizonte de investimento ou datas para início do pós-carreira iguais. Pensando nos Participantes, evoluímos nosso modelo de Perfis de Investimentos. Em 2014 lançamos quatro perfis (Curto Prazo, 2020, 2025 e 2030) e em 2019 outros sete perfis (de 2035 a 2065). Com isso, os Participantes que almejam o início do pós-carreira até 2065 possuem perfis específicos. Baseando-se sempre no horizonte de investimento, reduzindo suave e anualmente a exposição à volatilidade. Este é um modelo bastante sólido e usual na América do Norte e na Europa, ainda pouco difundido entre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar aqui no Brasil.
Ao final do ano previsto na data-alvo, o perfil deixa de existir e os Participantes deste perfil, que não optarem por migrar na janela imediatamente anterior, serão alocados no Perfil Curto Prazo. Foi o que ocorreu com os Participantes do Perfil 2020, que foi extinto ao final de 2020.
Pela metodologia do Perfil com Data-Alvo, um Perfil demasiadamente mais distante do que a expectativa de início de pós-carreira, traz risco para o participante, uma vez que podem ocorrer quedas relevantes de mercado (devido à maior volatilidade) sem que exista tempo suficiente de serem revertidas, dado que a poupança previdenciária estaria próxima de ser utilizada. Por outro lado, um Perfil com Data-Alvo muito inferior à expectativa de início de pós-carreira, traz o risco de não se atingir uma rentabilidade satisfatória durante o período de acumulação; isto pode gerar uma poupança previdenciária insuficiente para os benefícios esperados pelo Participante no seu pós-carreira.
Sim, de acordo com o modelo de Perfis de Investimento da Vexty, o Perfil com Data-Alvo mais recomendado ao Participante é aquele cujo nome (Perfil 2050, por exemplo) mais se aproxima do ano em que se pretende iniciar o pós-carreira, por meio da fórmula (Perfil Adequado = ano de nascimento + 65). Importante ressaltar que o Participante pode escolher livremente qualquer um dos Perfis de Investimento oferecidos pela Vexty, com base em seus objetivos e tolerância ao risco, independentemente daquele que recomendamos como o mais adequado.
Neste caso o Perfil recomendado pela metodologia adotada pela Vexty é o Perfil Curto Prazo. No entanto, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco por meio de um dos canais de atendimento.
No App da Vexty ou por meio do website da Vexty (i) em Investimentos > Principais Indicadores ou (ii) em Investimentos > Lâmina dos Perfis de Investimento. Adicionalmente, a Vexty traz o desempenho dos investimentos no Webinar “Conversa com a Vexty” que realiza trimestralmente, bem como nas newsletters bimestrais “Fique por Dentro”.
No website da Vexty você encontrará a Política de Investimentos, com os princípios e diretrizes seguidos na gestão dos investimentos, e o Regulamento dos Perfis de Investimento, que disciplina a constituição dos perfis, suas regras e critérios de funcionamento, e estabelece os aspectos gerais de sua gestão.
Sim. A utilização do patrimônio pode ser feita a qualquer momento após a quebra do vínculo empregatício, independentemente da escolha da data-alvo do Perfil que foi escolhido.
Neste caso, o saldo será mantido no Perfil vigente associado à sua conta individual. No entanto, ressaltamos que, o Perfil mais adequado para quem a utilizar sua reserva é o Perfil Curto Prazo, uma vez que a baixa volatilidade deste Perfil mitiga o risco de realização de perdas irreversíveis causadas por momentos de turbulência nos mercados financeiros.
O saldo será automaticamente transferido para o Perfil Curto Prazo. A baixa volatilidade deste Perfil mitiga o risco de realização de perdas irreversíveis causadas por momentos de turbulência nos mercados financeiros.
Os investimentos não contam com garantia da Vexty, de seus dirigentes, de qualquer mecanismo de seguro ou mesmo do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Entretanto, todos os investimentos são feitos após análises e discussões em Comitês de Investimento e Risco (CIRs) e seguem a governança dos diversos fundos responsáveis pela gestão dos recursos. Além disso, os gestores, os administradores e a Vexty, são fiscalizados por entidades reguladoras e seguem as suas respectivas legislações.
Classes de Ativos são categorias de investimentos, definidas na Política de Investimentos do Plano Vexty, com características parecidas, facilitando a organização, a gestão, o controle e a avaliação dos resultados. São oito classes, conforme breve descritivo abaixo:
Renda Fixa Curto Prazo: essa classe busca rentabilidade superior ao CDI. É composta, na sua maioria, por títulos do tesouro nacional, pós-fixados, atrelados à Taxa Selic (Tesouro Selic). Possui também uma pequena parcela em Crédito Privado de baixo risco.
Renda Fixa Global com Hedge: essa classe busca rentabilidade superior ao CDI. É composta principalmente por títulos de renda fixa emitidos por instituições privadas, financeiras ou não, sediadas no Exterior (com utilização de hedge para proteger a carteira contra flutuações de outras moedas além do Real e a outras taxas de juros diferentes do CDI ou Selic).
Renda Fixa Juro Real (Inflação): essa classe busca rentabilidade superior ao IMA-B 5+ (que é índice medido pela Anbima que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA com prazo de vencimento superior a 5 anos). Investe prioritariamente em títulos que buscam rentabilidade de juros reais, ou seja, protegidos da variação da inflação (especialmente IPCA).
Multimercado: essa classe busca uma rentabilidade superior ao CDI, com investimentos de baixa correlação entre si. São utilizadas diversas sub estratégias para compor a carteira e os fundos de investimento, que possuem gestão dinâmica com exposição a diversos tipos de ativos (moeda, juros, renda variável, etc.).
Renda Variável: essa classe busca uma rentabilidade superior ao índice Ibovespa. Ela é composta exclusivamente por ações de empresas de capital aberto e listadas na bolsa de valores brasileira (no caso a B3) e fundo de índice que replica o Ibovespa.
Global: essa classe busca uma rentabilidade superior à variação do Dólar frente ao Real. Investe em um conjunto amplo e global de índices de mercados de ações, crédito privado e hedge funds, no mercado internacional.
Ilíquidos – Yield: essa classe busca rentabilidade superior ao IMA-B (índice apurado pela Anbima que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA, independentemente do prazo de vencimento). Investe especialmente em ativos com características de iliquidez, baixa correlação com os demais ativos investidos do Plano, como, por exemplo, Fundos de Investimento em Participações (“FIPs”) de crédito, florestais (sem ativo imobiliário) e/ou infraestrutura (brownfield), e FIDCs.
Ilíquidos – Growth: essa classe busca rentabilidade superior ao IMA-B (índice apurado pela Anbima já descrito acima). Investe especialmente em ativos com características de iliquidez, baixa correlação com os demais ativos investidos do Plano, como, por exemplo, FIPs de Private Equity, Venture Capital, florestais (com ativo imobiliário) e/ou infraestrutura (greenfield).
Importante ressaltar que, em todos os casos descritos acima, a Vexty não compra ativos diretamente, atuando sempre por meio de estruturas compostas por fundos de investimento, que possuem governança própria e responsabilidade pela gestão de cada investimento.
Você recebeu seu comprovante de rendimentos por e-mail. Caso não tenha recebido, entre em contato com nossa equipe de atendimento.
Você receberá um e-mail da sua empresa patrocinadora.
Este website utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Ao seguir navegando
neste website entendemos que você está de acordo em relação aos cookies usados. Para mais informações,
consulte nossa Política de Privacidade.